20.11.09

\\ os pulmões da florença

Por um lado gostava que os Florence + (ou And) The Machine fossem mais conhecidos - acho que merecem - por outro penso que os levaria por caminhos demasiado comerciais, como aconteceu com muitas bandas.
De qualquer modo, eu faço um esforço para os divulgar e já vi que muitos dos que seguem o meu blog sabem de quem é que eu estou a falar.

Florence Welch tem razões para sorrir. Os seus pulmões (o álbum chama-se "Lungs"; que perspicazes vocês são!) foram nomeados para os Prémios Mercury 2009, foram considerados um dos melhores álbuns de 2009 pelos editores do iTunes UK e obtiveram óptimas críticas das revistas e sites da especialidade.

Aqui em Portugal nem por isso. Pelo menos dos sites que vi, o grande defeito eram as letras demasiado obscuras (violência e morte são os principais temas) e os gritos dela.

Eu disse à Marisa que a única pessoa que eu conseguia ouvir gritar era mesmo a Florence e descansem que ela não rebentou qualquer janela cá em casa e muito menos os meus tímpanos que estiveram mais expostos aos gritos dela. Confiem em mim: independentemente do que digam dos gritos de Welch (o apelido dela!), são totalmente seguros para as vossas janelas e tímpanos. E digam o que disserem das letras e das músicas: "O meu rapaz faz caixões", "Rapariga com um olho", "Entre dois pulmões", "Os dias de cão acabaram", "Coração de Coelho", entre muitos outros títulos a roçar o peculiar são isso mesmo, títulos peculiares, dignos de serem exibidos no MSN e motivar uma onda de questões dos vossos amigos a perguntarem "Que é isso que estás a ouvir?" ou um mais radical "Mas que m*rda é essa?!".

"Mas que m*rda é essa?!", disse-me alguém no MSN.

Aliás, esta menina de 23 anos (que, honestamente, parece mais velha) foi a única que fez o je ouvir a mesma música desde Junho ou Julho quase todos os dias: "Drumming Song".

Agora é óbvio, se eu desse alguma classificação era de 5 estrelas, mas isso sou eu. Porque se tiveres alguma coisa contra os ingleses, vozes diferentes, ruivas a mostrarem a perna, títulos e letras de canções com temáticas de violência e morte (eu não ligo às letras, mas sim à sonoridade) e alguns gritos pelo meio, então tens bom remédio: não oiças.



1 comentário: